Criando uma DEMO

É isso aí Galera. Nesse tutorial vou ensinar como criar um vídeo demo de counter strike para postagem no fórum com máxima resolução.

Vamos lá então:

Para criar seu vídeo demo serão necessários os seguintes programas:

Virtualdub
http://baixaki.ig.com.br/site/dwnld6067.htm

Xvid mpeg4 Codec
http://download.divxmovies.com/XviD-1.1.3-28062007.exe

capturando o demo:

Embora quanto maior seja nossa resolução de jogo, melhor serão os gráficos, no caso de produção de uma demo, a coisa funciona justamente ao contrário, pois na postagem de vídeos em sites o mesmo será recodificado e compactado para na maioria do casos em 320 x 240, então se você capturar o jogo por exemplo em 1024 x 768, ele perderá muita qualidade quando for redimensionado para 320 x 240.

Logo, quanto menor resolução de tela você usar na hora da captura menor será a perda de qualidade de imagem na hora do redimensionamento.

Pensando nisso vamos capturar nossa imagem do jogo em 640 x 480 (menor resolução permitida no Counte strike source).

Ajuste então a resolução do jogo para 640 x 480 nas config do CS, e inicie uma partida.

Com o mapa na tela e jogo iniciado, abaixe o console do jogo teclando a tecla (“) ou (~) dependendo do teclado ( é a tecla ao lado esquerdo do numero 1)

Digite agora no console o comando record nome da demo., e volte ao jogo teclando esc. Durante toda sua partida o jogo estará sendo gravado. Para terminar sua gravação baixe o console e digite stop.

Sua demo será automaticamente salva dentro da pasta cstrike, no diretório do game, e ela terá a extensão dem. Note que o tamanho de uma demo por maior que seja, sempre será um valor muito baixo, pois arquivos dem tem uma taxa de compactação incrível.

Para assistir sua demO, basta dentro do jogo (no menu principal), baixar o console e digitar PLAYdemO nome da demo.
Mais isso não basta para postar na internet, pois muitas pessoas não tem o jogo e não conseguiriam assisti-lo.

Para que esse demo possa ser reproduzido em qualquer player de vídeo ou em paginas html, é necessário transforma-lo em um vídeo de verdade. E isso nós iremos aprender agora.

convertendo ( .dem ) EM ( .AVI ).
parte 1 (criando screenshots sequenciais)


Abra o counter strike source e baixe o console do jogo.

Digite:
startmovie nome da demo (tecle enter)
PLAYdemO nome da demo (tecle enter)

Para CS 1.6:

Digite:
startmovie "nome das foto" "30" (tecle enter)
PLAYdemO nome da demo (tecle enter)
 

Tecle esc para iniciar a captura dos quadros do vídeo. (OBS: com o console na tela o vídeo não e capturado, então é nescessário teclar esc para retornar ao jogo)

Aguarde !! (NOTA: a captura ficara super lenta, pois o game estará capturando quadro a quadro toda a demo transformando cada quadro em um arquivo de imagem tga e salvando no diretorio cstrike do game).

Ao final feche o game, e abra a pasta cstrke (fica dentro do diretório do counter strike.)

Lá você vai encontrar uma serie de arquivos tga (arquivos de imagem) todos terão o mesmo nome sucedido de uma numeração que vai de 0000 até quantos forem o numero de imagens (podem ser centenas ou milhares delas dependendo do tamanho do vídeo).

convertendo ( .dem ) EM ( .AVI ).
parte 2 (Transformando as screenshots seqüenciais em vídeo AVI)